Páginas

01 julho 2011

Notícias de Pulo do Bode





Escrevo de Pulo do Bode, hoje conhecido como povoado Mirorós, distrito de Ibipeba, na Chapada Diamantina Setentrional.

Nessa semana que passou fiquei por aqui pisando pelas ruas do passado, criando calo no meu pé caminhador!Descobri agorinha pouco que esse povoado, um dia, se chamou Pulo do Bode, e que o verdadeiro Mirorós, ficava do outro lado do rio que secou, onde tem o cemitério abandonado.

Quem me contou foi a centenária dona Josefa. Nascida em 1911, ela viu com seus olhinhos tudo o que passou aqui. Das grandes platações de arroz vermelho, até a seca do rio.

E foi seu Wanderlino, genro de dona Josefa, que tem "por volta de 80 anos", quem me falou que antes aqui se se colhiam as melhores sementes de feijão de toda a Bahia. Entre uma cusparrada e outra, ele desfiava o fumo, tragado desde os dez anos de idade, enquanto via Marcolino Forte comandar a região.

É muita história. E é muito triste ver o rio seco. Nem tive coragem de ir ver a barragem. Mas não é que ontem e hoje vi cair do céu umas gotinhas, chuva pouca, mas que já foi capaz de levantar o cheiro delicioso de ervas do sertão.

Deve de ser São Pedro!

4 comentários:

  1. Que privilégio. Nessa fala mansa que só se consegue ter quando se anda por aí, pisando nessas terras avermelhadas de Miroros, vc. me reportou dessa cidade de São paulo, cinzenta e fria, para os camimhos que beiram a barrage miradas pela Dona Josefa e seu Wandderlino. Lindo seus escritos. Mamãe.

    ResponderExcluir
  2. belo e simples, assim como o Brasilzão véi de guerra deve ser retratado nas miudezas de lugarejos tão engrandecidos por figuras que remontam nosso país.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por etar com a gente! Te esperamos, venha logo! Sueli

    ResponderExcluir
  4. É muito bom saber que tem pessoas que consegue ver beleza em nossa terra, parabéns pelo trabalho.

    Ass. Wilton Rocha.
    (povoado de Olhos D`Água do Badú)

    ResponderExcluir