Páginas

13 outubro 2011

Santo Daime - Patrimônio Cultural Nacional


O que se espera de um Mistério da Cultura é que este colabore com a preservação de manifestações culturais em todo o território nacional. Assim, pela primeira vez, baixo a guarda com relação a atuação da ministra Ana de Hollanda, que agora dá continuidade ao diálogo do ex-ministro Gilberto Gil com a comunidade ayahuasqueira. No jornal O Estado de São Paulo de hoje, caçando à pinça alguma notícia que preste, encontrei na coluna de Sonia Racy a seguinte nota:

“Ana de Hollanda dá um passo para alçar a Patrimônio Cultural Nacional o uso da ayuasca em rituais no Acre. O MinC está contratando, via licitação, estudo preliminar para o Inventário Nacional de Referências Culturais”, metodologia criada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para o registro dos saberes considerados patrimônio cultural imaterial.

O texto do edital diz que o inventário “objetivará fortalecer as comunidades ayahuasqueiras na superação de intolerância religiosa, pois o conhecimento incidirá sobre pontos cruciais dos equívocos difundidos pelos meios de comunicação de massa”. Vê-se, então, o patrimônio sendo atrelado a uma de suas mais nobres características, o uso social.

Em maio de 2008, Gil recebeu, para encaminhamento ao Iphan, o pedido assinado por representantes de doutrinas ayahuasqueiras para transformar o chá de ayahuasca, feito a partir do cipó de mariri e das folhas de chacrona e usado em rituais do Santo Daime, em patrimônio imaterial da cultura brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário