Páginas

16 outubro 2015

Quem construiu Lençóis, a dos diamantes?

Arte em Pedras de Juvenal Rocha, revestimento da rodoviária de Lençóis


Quem construiu Tebas, a das sete portas? Essa frase do Brecht colou na minha cabeça desde que escutei, ainda na infância. Não lembro se ouvi da boca de um professor de história, literatura, ou se foi das leituras comunistas de casa. O poeta incitava a pensar nos trabalhadores, mas não dizia quem havia carregado as pedras de Tebas, reconstruído Babilônia ou levantado a Muralha da China.

Fico encantada por anos mais tarde ter encontrado parte da resposta. Caminhando pelas ruas do conjunto arquitetônico tombado de Lençóis vemos nas casas, nos muros, nas rodoviárias, nas pracinhas, a assinatura de um pedreiro que aprendeu com o pai a arte de erguer o patrimônio cultural protegido pelo pomposo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

Juvenal Rocha, filho de Cinésio Rocha, não tem caneta nem papel, mas tem talhadeira e pedra e assina suas obras com seu embrecho delicado de piabinhas pacientemente assentadas, com o coração talhado e sua arte de moldar pedras na mão. É dos filhos mais simples de Lençóis, mora na mesma casa onde sua mãe, Jaci, pariu todos os filhos.

Quando tombou Lençóis o IPHAN devia ser como eu era quando escutei a frase de Brecht, uma criança que não enxergava e nem sabia quem eram os trabalhadores que construíram aquela arquitetura admirada por tantos. Que sorte estar descobrindo tudo isso hoje por conta do IPHAN! Antes tarde do que nunca vale pra todos!

Juvenal Rocha, sua família e seus companheiros construíram Lençóis, a dos garimpeiros, a das lavadeiras, a dos rios e cachoeiras, a da Chapada Diamantina.


2 comentários:

  1. Muito interessante a sua comparação com a grandes obras arquitetônicas da humanidade mostrando que elas unem os trabalhadores e os grandes artistas. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Bateu saudade de descer o Serrano no final da tarde,vendo o céu avermelhar colorindo as velhas casas entalhadas. Esse texto é uma fotografia.

    ResponderExcluir