Páginas

18 janeiro 2012

Expedição Chapada - Segundo dia de estrada - Ubatuba - Guarapari


Exibir mapa ampliado

Saímos da Praia Grande de Ubatuba às 7h da manhã, com a previsão de rodarmos 850 km, até Vitória, no Espirito Santo. Muitas curvas, muitos carros, muita gente indo e vindo. A estrada verde de mata atlântica está colorida com os Ipês Rosa, carregados de flores. O mar se espalha entre vãos e a brisa convidava a vários mergulhos, nas centenas de praias que cruzamos.
De São Paulo ao Rio de Janeiro, o visual da Rio-Santos é o que compensa o tráfego pesado e a média de 50 km por hora.
Chegamos no Rio de Janeiro lá pelo meio dia, pegamos um trânsito daqueles de cidade grande e uma hora e meia depois conseguimos deixar São Gonçalo e a ponte Rio Niterói pra trás e chegar na BR 101, que cruza todo o litoral brasileiro.
Nesse trecho conseguimos desenvolver uma velocidade melhor, mas muito caminhão está deixando de ir pela Rio-Bahia, por conta da implantação de pedágios e a pista única e a sinuosidade da estrada te deixam apreciar a paisagem de interior, com brisa de mar.
Essa é uma das estradas mais perigosas por onde já trafeguei. Os motoristas fazem ultrapassagens alucinantes em curvas, tirando muitos carros da pista e empurrando-os pros acostamentos. Vimos uns três carros destruídos e um capotamento fresquinho e fomos de boa, porque o que nos interessa é chegar!
O Sol ainda estava alto, mas decidimos parar antes de Vitória, em Guarapari, com a esperança de encontrar pouso e alimentação mais em conta, sem ter que passear por cidade grande atrás de hotel. Acertamos. Ficamos na pousada "Mar e Lago", onde o Jorge nos recebeu e fez um descontão.
Depois de bater uma tradicional moqueca, cozinhada em uma panela das “paneleiras de goiabeiras”, patrimônio cultural imaterial brasileiro, caminhamos pela orla e voltamos pra descansar.
A diária na "Mar e Lago", na praia de Meaípe, saiu por R$ 80,00. O banheiro ótimo, o quarto limpo e a cama boa, o café da manhã caprichado, e a prosa com o Jorge, nativo de Guarapari, compensaram a labuta do estradão percorrido. E a viagem continua!

Um comentário:

  1. Iae dois,
    Estão na trip então, que legal!!!
    Vocês tem um destino?
    Seja para onde for, espero que deixem e recebam um pouco... tudo de melhor pra vocês, aproveitem bastante.

    +++ Positividade +++

    Du Teruya

    ResponderExcluir