Páginas

03 fevereiro 2013

Comer bem vivendo de bolsa

Neste primeiro trimestre, os estudantes da pós-graduação brasileira, que buscam desenvolver a expertise científica, colaborando assim para o desenvolvimento do país, cobram do governo federal um reajuste de 30% nos valores das bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Em 2012, em acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia, foi prometido um aumento de 40% no valor das bolsas. No segundo semestre do ano passado, houve um reajuste de 10%. Falta o restante do percentual. O valor da bolsa de estudos é R$ 1.350, para mestrado, e R$ 2 mil, para o doutorado.

No site do Terra, o diretor de Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e mestrando em História Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lucas Machado, afirma que “sem que o pesquisador seja valorizado não tem como o Brasil projetar e organizar o seu desenvolvimento". “Qualquer pessoa em início de carreira pode ganhar mais do que o valor da bolsa, o que nos estimula a continuar na universidade? Tem que gostar muito mesmo de pesquisar”, afirma Tamara Naiz da Silva, tesoureira da instituição.


Por vivência própria, afirmo que foi uma escolha feliz, trocar uma renda que variava entre quatro ou cinco vezes a da bolsa de mestrado. Mas que só com o bom pé de meia e com a ajuda da família que essa troca se faz saudável.  Consciente de que a grande maioria não tem as mesmas condições que a minha, ergo a bandeira pelo aumento da remuneração aos pesquisadores brasileiros.

Enquanto isso não acontece, não dá pra ficar vivendo de miojo e muito menos comendo na rua. O miojo não rola pelo baixo valor nutricional que não me deixará forte o suficiente pra aguentar a labuta e a espera pelo aumento.  Comer fora está fora de cogitação, só se for hot-dog, do contrário não sobra pra o aluguel, a água, a energia, o conserto do PC, o busão e o trem pra chegar na USP leste, o básico pra fazer a pesquisa.  A viajem de campo então, só arrancando de pé de meia mesmo. É ai que os dotes culinários se desenvolvem. Jogo a receita pra quem quiser um prato salgado e um doce, deliciosos e que ficam melhores ainda com aquela comida que sobrou de ontem e com as frutas passando na fruteira.


Hambúrguer de Lentilha:
Receita inspirada no hambúrguer de Lenteja que experimentei na Vila Bonita, em Coroico, Bolivia. Faço tudo no olhometro, porque depende do quanto de lentilha sobrou. Três colheres de sopa fazem um hambúrguer pequeno.
Ingredientes: Resto de lentilha que ficou na geladeira, batata, soja pvt, cebola e alho, farinha, ovo, limão, temperos. Opcional: queijo para rechear
Hidrate a soja em água com limão. Misture a lentilha e a batata cozida e amassada, a cada duas porções de lentilha, uma de batata e uma de soja já espremida depois de hidratada. Adicione a cebola e o alho bem picadinhos, crus, e o ovo batido no garfo. Antes de temperar, adicione a farinha, é ela quem dá a textura, que tira o excesso de molhado da massa. Não exagere, pra cinco hambúrgueres, duas colheres de sopa está bom, se não fica um gosto de farinha tosco. Agora adicione sal, ervas a gosto e um pouco de shoyu, lembrando que no shoyu já tem bastante sal. Você pode colocar no meio uma fatia de queijo, fica tipo polpetone e ajuda na liga. Leve ao forno pré-aquecido numa assadeira levemente untada e deixe ficar bem moreninho. Demora, quase uma hora, aproveite pra ler um artigo ou revisar um capítulo da dissertação ou tese. Espere esfriar pra ajudar a não grudar no fundo. Pode ser montado com pão e salada, tipo hambúrguer, ou ser servido no prato com arroz e uma batata ao forno, aproveitando o gás do pré-aquecimento.

Torta preguiça de banana:
Receita da minha mãe, que dispensa utensílios e habilidade na cozinha.
Ingredientes:  1 xícara de farinha,  2 xícaras de açúcar, 1 colher de fermento, 3 ovos, 1 copo de leite, dez bananas, quanto mais passadas melhor, canela em pó. Costumo usar aquelas com a casca toda preta. Pode ser de maça ou abacaxi também. Opcional: uvas passa.
Misture a farinha, o açúcar e o fermento. Em outro recipiente, bata na mão os três ovos, misture com o leite. Corte a banana em fatias.
Num pirex desses que vão ao forno coloque metade da mistura de farinha, por cima as fatias de frutas e as passas e finalmente metade da mistura de ovos, novamente a farinha, frutas e ovos. Leve ao forno. Vinte minutos depois acrescente uma mistura de açúcar e canela.
Nas receitas, sempre uso farinha integral. Pro hambúrguer, a de linhaça também cai bem, mas cuidado com o sabor que é muito forte. Pra torta de banana, pode trocar meia xícara de farinha por meia de cacau em pó sem açúcar.

Não tenho fotos porque como é muito gostoso acaba num instante. É isso aí, além de evitar o desperdício de comida, torna a vida do bolsita duro mais feliz, possibilitando até o oferecimento de rangos para os amigos!

2 comentários:

  1. Filhoca, retifique a ordem dos ingredientes da torta: primeiro a farinha, depois abanana e por último a mistura de ovos e leite. Não gosto muito com abacaxi ( solta muita água) mas com maçã fica tão deliciosa quanto um strudel. Beijos. Mãe

    ResponderExcluir
  2. Já saboreei esse delicioso hamburguer de lentilha e posso afirmar que é muuuuuito bom ! Bjs Yara

    ResponderExcluir