Páginas

08 fevereiro 2013

Casarão histórico é interditado em Lençois (BA)

Na noite de quinta-feira, 07/02, um dos principais casarões históricos da cidade de Lençois-BA, foi interditado. Conhecido como “casarão”, a estrutura abrigava diversos estabelecimentos comerciais, como agência de turismo, lojas de equipamentos para trecking, souvenirs, lan house e um bar-danceteria em seu piso superior.  

Crédito: Antônio Carlos Frascol . Casarão aos pedaços, antes da reforma.
Casarão reformado.

Um dia antes do carnaval, enquanto o comércio se preparava para receber um número elevado de turistas e que seguram as contas de muitos empreendimentos na época da baixa temporada, o promotor local decretou a interdição e a retirada, em três horas, de todos os ocupantes da edificação.

A praça em frente ao mercado ficou tomada por curiosos enquanto os restaurantes próximos perdiam clientela. “Isso aqui era pra estar cheio, os turistas foram embora com a confusão”, reclamou o dono de um dos estabelecimentos vizinhos ao prédio.

Talvez na onda da tragédia de Santa Maria (RS), ou por ter tirado a liminar coincidentemente na noite anterior ao feriado prolongado mais famoso da Bahia, fato é que a ação foi realizada sem explicações para a sociedade civil, principal interessada na manutenção do patrimônio. Sobrou espaço para os "diz que me diz". Um trabalhador do local afirmou que uma pessoa ligada ao governo e que sabia de irregularidades fiscais no local observou o funcionamento da boate, sem a devida licença, o que teria desencadeado a desocupação imediata. 

De acordo com um comerciante que locava um espaço no casarão, a briga é do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural Nacional (IPHAN), com o dono do estabelecimento, que devia mais de R$ 300 mil para o IPHAN em taxas e impostos. “Eu sou um dos principais prejudicados, porque tenho loja aqui, mas quer saber, está certo, o dono havia se comprometido a fazer da parte de cima do estabelecimento um espaço cultural, onde hoje funciona uma balada. O problema é esse circo que armaram”, disse o comerciante em conversa informal.

Na comunidade do facebook, Pau de Anun, único meio de comunicação local e sustentado pelo boca-a-boca, está a informação de que o prédio recebeu verbas do BID, através do programa Monumenta, do IPHAN, anos atrás. Hoje, a parte externa do edifício está bastante deteriorada, com grandes rachaduras, queda de reboco e pintura gasta. O prédio faz parte do conjunto arquitetônico e paisagístico de Lençois, tombado pelo governo federal - IPHAN.

Um comentário:

  1. Que pena que tenha acontecido nesse contexto, mas, efetivamente o casarão, além do mercado em frente, precisam mesmo de uma reforma como único meio de preservar sua história.

    ResponderExcluir