Páginas

25 outubro 2011

Mariguella: pegue a sua arma e vá mudar o mundo



Quando o filme acabou e o rap de Mano Brown começou, aproveitei a deixa pra ficar em silêncio. Na minha cabeça veio a vontade de dar um grito, um UHA, de levantar e bater palmas emocionadamente. Mas a trilha me calou, já tinha uma voz ali cantando por Mariguella.

O baiano Carlos Mariguella apresentado por Isa Grispum, sobrinha do preto, é antes de tudo um dos seres mais humanos de quem tive conhecimento. O retrato organizado por Isa revela um sujeito que de sua cadeira acadêmica olhava pela janela e não se conformava em ver crianças trabalhando para comer, enquanto ele engordava a bunda num mundo diferente da realidade ao seu redor.

Impressionantemente informativo, o roteiro me fez pensar nas armas que arrebentam cabeças que ousam pensar diferente do que o sistema quer que se pense. Mariguella foi assassinado por uma arma financiada por nós mesmos, comprada com o dinheiro que entregamos ao Estado.

Esse poder de matar, que entregamos de mãos beijadas e nos enfia o cano na cabeça a qualquer revelia, me faz entender porque Mariguella passou a acreditar que apenas armado o movimento revolucionário poderia sustentar a inversão do jogo.

Eu não quero uma arma pra apontar pra sua cabeça que pensa diferente da minha. Eu não quero uma arma, enquanto ninguém tiver uma arma. Do contrário, como faço pra não ficar refém de meu próprio Estado, globalizado por impérios disfarçados de monumentos da liberdade? Mais do que qualquer liberdade, eu quero a paz, mas em meio a tantas guerras, com qual arma eu me protejo e com que escudo eu me lanço pra virar o jogo? Salve Mariguella!




O filme Mariguella está na 35a Mostra Internacional de Cinema
Pra quem quer ver, ainda tem seção:
26/10/2011 18h20 - ESPAÇO UNIBANCO AUGUSTA
31/10/2011 16h30 - CINE SABESP
03/11/2011 15h30 - UNIBANCO ARTEPLEX - Shopping Frei Caneca

2 comentários:

  1. é questionando que encontramos nossas armas. a minha é a música, as suas devem ser as palavras. Belo texto

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, singela homenagem para um grande homem que a história ainda há de consagrar, Parabéns.~Rosamaria

    ResponderExcluir