Páginas

30 janeiro 2012

Expedição Chapada – Quarto dia de estrada – Subindo aos 1500 metros de altitude



Dez dias de mecânica e, enfim, a Eta ficou no ponto pra seguir viagem. Pegamos o carro no sábado a tarde e pra testar o motor novo, descemos até Prado e seguimos em direção à Praia da Paixão, pela estrada litorânea. Como o único pouso do lugar era $$, voltamos à Cumuru, pra pousada da Silvana, onde o rango e a cama são garantidos e acessíveis. A carta zero, O Bobo, colocou uma ousadia de humor na viagem, a liberdade para acreditar, depois de muitos trancos, que as coisas vão dar certo.

Entre o céu e o fim da ribanceira, o bobo segue de olhos fechados e como se flutuasse, caminha. O banho de mar limpou a tensão dos últimos dias e nos preparamos para o domingo no carro. Deixamos a cama à 5h30 do domingo, com rara disposição, de quem está louco para se mexer depois de um tempo amarrado. A ideia era chegar longe, 754 km, até o Parque Nacional da Chapada Diamantina. Uma hora depois entramos na estrada. Retomamos a BR 101 por mais alguns quilômetros, seguindo as placas para o Monte Pascoal, Caraíva, Espelho, Trancoso, Porto Seguro, Anagé, passamos a ponte do Rio Jequitinhonha e quebramos para o interior a noroeste, rumo ao Itororó.

Demorou pra deixamos o deserto verde de Eucaliptos, que se estende do Espírito Santo ao sul da Bahia, para o gado reassumir longos pastos. Subimos a serra e em Tanhaçu, enfim, avistamos a Chapada e o café. O sol foi aquecendo nossos espíritos e as serras se aproximaram, até que paramos entre suas pedras, em Mucugê, ainda de dia, doze horas após a partida. O pouso certo, na Pousada Pé de Serra, é casa de portas e janelas abertas, lençóis frescos e aquele desjejum, com tapioca de fogão à lenha, suco de cacau e um cafezinho preto pra despertar bem, pra despertar na Chapada!



Exibir mapa ampliado

2 comentários:

  1. Estou seguindo junto, revisitando esses caminhos que me remetem a Macondo. Boa viagem Mãe

    ResponderExcluir
  2. Apesar dos dissabores durante a viagem, é bom ler esse belo texto. Sucesso para vcs e boa viagem. Sigam com Deus.
    Yara

    ResponderExcluir