Páginas

10 dezembro 2009

Eu nao sabia...



Na pousada que dormi em Sucre, me deparei com essa placa... No quarto ao lado do meu! A Bolìvia é história em cada esquina...

Mas, de tudo que a Bolivia pode dar a um visitante, o que mais me tocou em uma semana de viagem foi o contato com a minha própria realidade. Olhando as paisagens, tendo contato com as pessoas e com as coisas daqui, me dei conta de que a exploraçao de uma naçao sobre outra pode ser muito mais cruel do que eu imaginava.

Sou brasileira. Desde criança aprendi que o Brasil fora uma colonia de exploraçao e que por isso eramos subdesenvolvidos em relaçao as naçoes europeias e à América do Norte. A minha realidade, classe média, paulistana, é, com certeza, melhor do que a realidade economica das populaçoes do interior do país. Entao, eu tomava essa populaçao como parametro de pobreza e exploraçao.

A compraçao que faço aqui é La Paz está para Feira de Santana, assim como Sucre está para Irecê. As duas cidades bolivianas que citei sao as capitais do paìs, e as maiores também, enquanto as duas cidades brasileiras que citei sao cidades do interior da bahia, com bem pouca infra estrutura se comparado a Brasilia, SP ou RJ, ou MG, ou qualquer capital.

É, o Brasil é muito mais rico do que eu imaginava... Eu nao sabia.

Em contrapartida, vejo aqui como o brasileiro sofre de falta de identidade nacional. Os bolivianos tem traços e uma fisionomia que os distinguem de qualquer extrangeiro. Nos questionamos se algum de nossos amigos brasileiros pasariam batido pelos bolivianos e a resposta foi... acho que nao... Mas a coisa vai além disso. Desde os habitos como hora do almoço, roupas, até a preservaçao de idiomas como o Quéchua.

Sim, tem muita troca pra se fazer aqui, mas sem exploraçao...Se nao nao adianta! e Sigo viagem...

2 comentários:

  1. que legal Jô! quantas descobertas... você vai voltar super renovada. e daqui vamos acompanhando as notícias hehehe. beijos

    ResponderExcluir
  2. Jô,
    Tô te acompanhando...quantas emoções, hein???
    Neve, Rogéria, Huguito!!!
    Muitas citações suas são salpicadas no nosso dia-a-dia, saudades
    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir