Páginas

04 dezembro 2009

A Bolívia é linda




Um dia de Bolívia, nem 24h, e muitas, muitas supresas. Até a Rogéria nós encontramos no restaurante.

La Paz é uma cidade linda. Assusta um pouco no começo. O trânsito é caótico, charangas se misturam com jeeps do ano e parece que aqui nao existe carro popular - nem til.

Estou hospedada em um hostel bem bacana, no centro da cidade, o que facilita a locomoçao e nos deixa bem perto da realidade de qualquer centro urbano do terceiro mundo - bagunça, poluiçao, pobreza.

Mesmo assim, La Paz é linda! Encravada entre montanhas de argila esculpidas ao longo de milênios pelas chuvas e entre imponentes montanhas de gelo, a cidade abriga um povo simples, que tenta viver do artesanato criado com o que a terra daqui pode oferecer.

Muito perto da cidade, pegando um daqueles ônibus-charanga, por 2 Bs, menos de R$1 é possìvel chegar ao Valle De La Luna. Boa pedida para o primeiro dia, pra chegar de vagar. Depois uma passadinha na Plaza San Francisco.

As eleiçoes estao chegando e estou tentando apurar ao máximo o que está rolando. Sei que fomos recebidos por caminhoes militares, na saida do aeroporto, e o clima entre o bolivianos parece de angústia. Com quem conversei, o que se fala é que Evo Morales vai mesmo ganhar, mas que náo fez um bom governo. é o que se diz na cidade e a maioria de seus eleitores está no campo.

E agora, o que fazer na Bolívia? Você verá nos próximos dias!
Esse foi só o primeiro dia!

Um comentário:

  1. Jôo que máximo! enfim chegar aí nesse clima de eleições, conversar com as pessoas... saber os babados rs. até imagino você por aí falando sem parar hehehe. beijos.

    ResponderExcluir