Páginas

19 janeiro 2010

Playa del Carmen - México

Por Daniel Morende - 14-01

Hola, de Playa del Carmen ahora. Na verdade me precipitei um pouco na viagem, e ja estou neste lugar. Alguns KM abaixo de Cancun. Liguei agora para a mae para saber se ha algum risco de reflexo da tragedia do Haiti. Deu uma baqueada na viagem, muito triste, ainda mais sabendo que ha muitos brasileiros na missao de paz.

Bom, contando um pouco daqui. A ultima vez estava em Puerto Escondido. Por la encontramos umas argentinas, alias varias... Mas as que mais nos aproximaram foram 5. O que aconteceu e que estamos acompanhando elas ate agora. Apos tirar umas fotos do lindo por do Sol de PE, rumamos de madrugada em uma viagem de 9 horas / 400 Km para San Cristobal. Pequena, meio monotona e fria. Mas como as pessoas fazem o lugar, aproveitamos muito tambem. E uma pena que conhecemos tantas pessoas boas e temos que nos despedir em seguida. Mesmo assim, as hermanas nos convenceu (nao foi nada dificil) depois de 2 dias la fazer um tour com sentido a Palenque, meca das ruinas Maias. Para nossa surpresa, como nao entendemos direito o xiado delas (che, cha, cho, chuchu... so choana mesmo), nos deparamos com uma algumas surpresas no tour. Umas das paradas e chamado de Agua Azul, onde ha rumores que o filme lagoa azul foi gravado (acho que e verdade). Petaculo, cascatas de agua meio a uma vegetacao densa. Pena que aqui e tao turistico que em todos os lugares eles colocam caminhos ao longo do rio para tirar fotos etc, muitas vezes de cimento. Almocamos, e a proxima parada foi uma coisa de outro mundo. Provavel a mais bonita cachoeira que vi em minha vida. Alem de fotos, filmei por tras da cachoeira (um video agora por um caminho de pedras), para mostrar um pouco do sentimento que a forca que a natureza nos proporciona.

Apos sairmos energizados destas paradas, sem termos alguma expectativa, fomos as ruinas em Palenque. E provavel que este foi o melhor dia de viagem porque, tambem e emocionante. Mesmo sabendo que muito dos edificios Maias foram recuperados, nao ha como nao imaginar como era no passado. As pessoas andando, trabalhando, fazendo cultos etc... Pudemos desta vez entrar por dentro de uma das ruinas, a unica. Arquitetura perfeita, todo o jogo de luzes, iluminado a tarde e escuro a noite, sistema de drenagem (coisa que so apareceu em Roma em 1000 DC). O inicio da construcao das ruinas se dao em geral no inicio do primeiro seculo DC e as maiores demoraram ate 700 anos para serem completamente construidas. Na saida atrasamos por 10 minutos a volta, e o motorista ja estava saindo. Cheguei primeiro com o canadense e pedi que esperasse. Ele queria ir embora e entao vi os 2 (contando com a Lily, uma menina) que faltavam a uns 100 metros. Pedi que esperasse e comecou a andar com o carro, mesmo assim deixei a porta aberta e continuei a chamar os outros. Depois de terem corrido e alcancado a van, tivemos que ouvir ainda: Vosotros tienem que aprender a respectar mejor los horarios. Nao tinhamos razao mas acho que faltou um pouco de flexibilidade. Se ele fosse embora com nossas malas nao sei o que iamos fazer. Ate porque nao ia deixar os 2 pra tras...

Depois disso tivemos que esperar por umas 4 horas na cidade de Palenque em um restaurante o onibus direto a Playa de Carmem. Uma viagem de 12 horas, de madrugada, para andar muito, nao sei ao certo. Pra mim foi uma viagem de 2 horas porque dormi o caminho inteiro. Estamos os 8 agora em um hotel bem simples mas muito confortavel, ha 3 quadras da praia, por 20 reais a diaria. Apesar de um pouco frio a infra-estrutura e incrivel. Posso ate comparar com a costa leste da Australia, com lojas, bares, restaurantes, etc. Nao querendo puxar o saco, e sem tambem julgar se e bom ou ruim, mas e fato. Nao connheci os programas de sustentabilidade que existem aqui, entao nao sei o impacto. Mas se tivessem um eficiente, com certeza e um moderno ponto turistico.

Ate logo, mucha paz e hasta la proxima cartita electronica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário