Páginas

19 janeiro 2010

Puerto Escondido - México

Por Daniel Morende - 08-01

Bom, estava em Oaxaca antes de ontem e vou contar um pouco como foi Mitla. Pegamos um tour, meu primeiro, passando por varios lugares inclusive Mitla, onde viveu a sociedade Zapoteca, tambem muito moderna. Este lugar tem uma das ruinas mais originais de todo o Mexico sem nenhum tipo de restauracao. Onde fui antes, nas pirâmides, há lugares com 70 ou ate 80 porcento de restauracao. Essas ruinas datam de 200 DC e já existia estrutura, por exemplo, de drenagem, coisa que so foi aparecer nas construções europeias apos 1000 DC. Tudo isso foi explicado por um guia muito engraçado, parecia um desenho animado.

Depois de Mitla, fomos a uma cachoeira seca, mas muito assim muito bonita por que deixou nas pedras o mineral que existia na agua, ha mais de 100 anos atras. Mesmo assim no topo da cachoeira (da pra voce andar ate o ponto onde caia a agua), de dentro da pedra sai agua por um buraco. Somente esta fonte existe ainda e vem de um lencol 6 metros abaixo.

Dia seguinte peguei o busao para Puerto Escondido, onde estou agora. Mesmo pegando o melhor ônibus, foi uma viagem meio tensa. 10 horas para andar 250 km. Uma especie de estrada de Taubaté sem fim. Escolhi bem o primeiro lugar do busao, na frente. Porque queria ver a estrada. Depois de 1 hora encheu o saco e dormi. Entre aspas, porque acordava a cada 5 minutos com as buzinadas, freiadas para desviar de cavalos, tudo isso de camarote.

Agora to na praia, e nao penso em sair muito cedo. Estou em Puerto Escondido dentro de um bangalow de cara pra areia. Tudo isso por 20 reais o dia. O Sol ta rachando e a noite na frente do bangalow tem uma festa que rola noite dentro. Tava na praia ontem e tinha que pegar 50 pesos para ficar em uma das cadeiras na praia. Dai troquei ideia com o cara, falei que era brasileiro e tudo, troquei ideia sobre futebol e depois de um tempo ele liberou a cadeira hahaha. Tem umas lojas na orla de alguns brasileiros, vendendo biquinis menores que o de costume por aqui. Tentei achar alguns mas os caras tão todos passando férias no Brasil.

Esqueci de contar que ainda em Oaxaca, a recepcionista do hostel me chamou pra ir no cinema. Como ia ter que esperar muito tempo sem fazer nada, aceitei. Fomos ver o tal do Avatar num cinema bem novo e tudo mais. Nao preciso nem falar sobre o filme... Mas valeu pelos oculos 3D que eles davam na porta. Os efeitos hoje em dia estao bem melhores, mais realistas. Acho que daqui pra frente so vao ter filmes assim. Pelos menos os de Hollywood.

Nenhum comentário:

Postar um comentário