Páginas

19 janeiro 2010

Tulum! México

Por Daniel Morende

Buenos dias! No último disse que não sabia como era a consciência sobre o impacto do turismo por aqui e adivinhem... A Playa del Carmem, onde estávamos, está sofrendo uma reforma justamente agora em toda sua orla, para recomposição da praia. Acontece que construíram prédios tão próximos do mar que a praia esta sumindo. Ou seja, contrataram uns navios espanhóis para tirar areia do fundo e colocar mais próximo da praia. Muitos dizem que fizeram a mesma coisa em Cancun, não deu certo e muito dinheiro dos contratos foi desviado.

Em um dos dias nessa praia, pegamos um ferry boat à Isla Cozumel, muito conhecida por mergulhadores, com corais e etc. Ao chegar lá, fizemos um tour de uns 60 dólares. Nos levaram a alguns pontos de mergulho e a uma praia com tudo incluso. Foi a coisa mais cara que paguei até então. Foi muito bom, o dia estava bonito, estávamos "con las mas hermosas chicas de Argentina" e tudo mais. Não havíamos reservado o hotel para continuar lá e então tivemos que ir pra outro. Como éramos três, as 8 da noite, ficamos em um quarto com 16 outros marmanjos. A noite saímos, conhecemos outras argentinas e decidimos ir com elas no próximo dia para outro lugar. Voltamos entao eu, Pedro e Marcos (na verdade e Peter e Mark mas estou os chamando assim pra se adaptarem melhor), um pouco o caminho e agora estamos em Tulum. E uma viagem de 40 minutos em uma lotação para Sul de Playa del Carmem, lembrando que Cancun e para o lado oposto, onde estarei daqui a 6 dias. Um detalhe: derrubei um pouco de vinho na minha calca branca e ficou na lavanderia por uns 3 dias, com todas as roupas do outro cara. Tentamos pegar, mas era domingo e o lugar estava fechado. Entao fomos sem as roupas mesmo...

Mar caribenho verde verde, areia branca. No primeiro dia não fizemos muita coisa porque chegamos no meio do dia. Apenas fomos a umas cavernas com umas bicicletas que o próprio albergue oferece de graça. Isso porque estamos no meio de uma rodovia longe da cidade, é um lugar bom para ir para os pontos com naturaleza. Há incrivelmente muitas coisas ao redor, como as tais cavernas, algumas ruínas beirando o mar e também pontos de mergulho. Ontem fomos a uma praia, ha 10 minutos daqui, com os snorkles emprestados pelo albergue. Além da praia ser coisa de louco, tive a primeira experiência de nadar com tartarugas gigantes, de 1 metro e meio ao meu lado. Não sabia que não podia tocar e ainda tive esse prazer. Como disse, é mais fácil conseguir uma desculpa do que uma permissão, até porque não podíamos nadar neste lugar.

A noite fomos a um quiosque gigante que rolava salsa ao vivo, aulas com professores, etc. Ali conheci um cubano muito sangue bom. Seu nome e Leo Pestana, é de Santiago (Cuba) e quando disse que era brasileiro, encheu os olhos. Disse que já tinha tocado piano junto com o Milton e Djavan. Além de conversarmos também um pouco sobre Cuba, nos divertimos enchendo o saco das argentinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário